"Um total de 925 inquéritos sobre corrupção, participação em negócio, branqueamento de capitais, peculato e crimes cometidos no exercício de funções públicas estão pendentes nos quatro distritos judiciais do País, revelam dados da Procuradoria-Geral da República (PGR), revelados ontem pela Lusa.Destes 925 inquéritos, 427 (cerca de 46%) estão pendentes no distrito judicial de Lisboa, sendo que 213 são de corrupção, 155 de peculato, 12 de participação económica em negócio e 47 de branqueamento de capitais.Neste número não estão incluídos os processos a cargo da Unidade Especial constituída no âmbito da Procuradoria (para investigações à Câmara Municipal de Lisboa), que, embora estejam registados no distrito judicial de Lisboa, têm tratamento autónomo." (Setº 2008)
"Mais de metade da população portuguesa tolera a pequena corrupção e está disposta a praticá-la. Esta é uma das conclusões apresentadas, esta quinta-feira, no estudo “A Corrupção e os Portugueses”, da autoria de Luís de Sousa e João Triães, dois professores universitários do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Este estudo posto em livro revelou também que mais de metade da população condena a corrupção, mas revela estar disposta a praticá-la, e detectou o carácter de um cínico moralista." (Outº 2008)
E assim vamos nós. Ah ah ah! aqui, Eh eh eh! ali, e ninguém faz nada. Pois não, porque dá muito trabalho, porque ãtrapalha o sistema, porque o mundo é uma rede, porque tropeçam no amigo do amigo, porque não ganham nada com isso, porque não dá poder, porque ... serve só como arma de combate entre os lobbys económicos e políticos.
Mafalda
6 comentários:
Mafalda ao poder !
Excelente informação Mafalda!
Por um momento fiquei arrepiado com o estado a que isto chegou, mas depois reparei melhor nos dados que forneceu e constatei que "os 925 inquéritos sobre corrupção, participação em negócio, branqueamento de capitais, peculato e crimes cometidos no exercício de funções públicas estão pendentes nos quatro distritos judiciais do País", o que me descansou plenamente!
jst
Ah, esqueci-me de dizer isto:
A vontade política está lá...só que em teoria!
São os cidaddãos (nós) que fazemos aparecer a vontade política, isto é, se nos quisermos dar a esse trabalho.
jst
Afinal é: JST ao poder !!
A culpa é nossa. Vivemos na época do politicamente correcto para não fazer muitas ondas. Vivemos na época dos '3 Is' como eu costumo dizer. Ignorância, Inépcia e Incompetência. De per si já é mau mas quando se encontram no mesmo ser, está o caldo entornado. Cabe a nós mudar isso em querendo. E isso é o pior, não costumamos querer. É só blá-blá-blá.
MB
Essa talvez seja a ideia fácil que se quer deixar passar (para passar a batata quente), a de que nós é que podemos...a culpa é nossa.. E o que fazemos nós? E o que fez cada um de nós por isto?Que contributos temos dado em pequenos comportamentos no dia-a-dia? E quem somos nós? Aqueles que dizem: "para quê? não vai adiantar nada!"
"De muitos poucos se faz um muito"
mas esta ideia também caíu em desuso, ou secalhar foi aproveitada apenas por "aqueles"
Robin
Enviar um comentário