
Em 1998, a junta de freguesia do Lumiar inaugurou, junto da Rua Agostinho Neto, o parque infantil Salgueiro Maia. Foi nesse espaço que ao longo dos últimos anos eu e a Leonor passámos inúmeras manhãs e tardes em alegres brincadeiras. Foi lá que a ensinei a trepar ao cestinho da gávea, a ultrapassar os obstáculos da teia de aranha, a deslizar no escorrega grande e a enfrentar o medo de saltar para a barra de ferro e descer veloz como um bombeiro. Foi também aí, com olhos de pai ansioso, que a fui vendo enfrentar os desafios físicos e vencer os medos infantis cada vez com maior decisão. Foi aí que pela primeira vez a vi escorregar de cabeça para baixo e a vi pendurada pelas pernas a balançar no ar, e foi ainda aí que mais claramente me apercebi que já não era um bebé mas sim uma menina. Talvez por isso, sempre me tocou fundo a ironia de que o jovem militar que comandou a coluna militar que marchou sobre Lisboa em Abril de 74, homem de armas e soldado de Portugal, tivesse o seu nome associado a um parque infantil da cidade de Lisboa.
Antes de tudo isto, em 1995, coordenei a comissão de avaliação que no âmbito das competências do Ministério do Ambiente procedeu à avaliação do projecto do IC10 – Ponte sobre o Rio Tejo e Acessos Imediatos, localizado em Santarém. Nesse âmbito, tive o privilégio de poder seleccionar entre as várias alternativas em causa, a tipologia de ponte que veio posteriormente a ser construída. Esta ponte, julgo que sob proposta da câmara municipal de Santarém, foi inaugurada com o nome de ponte Salgueiro Maia, em homenagem ao comandante e aos homens que formaram a coluna militar que, em Abril de 1974, marcharam sobre Lisboa e mudaram o rumo da história de Portugal.
jst
2 comentários:
Jst, vejo que tiveste um momento melancólico. Deixa estar...isso NÃO passa com a idade...agrava-se (no teu caso)!!! Bem que me fartei de dar conselhos neste blog, mas de nada te serviram. Apenas os tomaste para me atacares sempre, o que, como deves calcular, em nada me tocaram. Bem pelo contrário ! E porquê ? Porque eu sou a Miss Piggy !
Claro que o comentário acima demonstra a sensibilidade...dum porcão!
jst
Enviar um comentário