sábado, 22 de novembro de 2008

A formiguinha e a neve


Esta fábula fez parte do meu imaginário. Vezes sem conta, ouvi-a no gira-discos(!) e ficava imaginando conforme o disco - azulão - ia rodando...Infelizmente, já não o tenho, mas descobri a história ao pesquisar na net...

Numa certa manhã de inverno uma formiga saía para o seu trabalho diário.

Já ia longe procurar comida quando um floco de neve caiu, PLIMM, prendendo o seu pézinho.

Aflita, vendo que não conseguiria se livrar da neve e iria morrer ali de fome e frio, voltou para o sol e disse: - Ó Sol, tu que és tão forte, derreta a neve e desprenda o meu pézinho

E o Sol, indiferente nas alturas, falou: - Mais forte do que eu, é o muro que me tapa.

Então a pobre formiguinha olhando para o muro falou: - Ó Muro, tu que és tão forte, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho...

E o muro que nada vê e muito pouco fala, respondeu apenas: - Mais forte do que eu é o rato, que me rói.

A formiga, quase sem fôlego, perguntou: - Rato, tu que és tão forte, que rói o muro, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pézinho....
E o rato falou bem rápido: - Mais forte do que eu é o gato que me come.

A formiga então perguntou ao gato: - Tu que és tão forte, que come o rato, que rói o muro, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pézinho...
O gato responde sem demora: - Mais forte do que eu é o cão, que me persegue.

A formiguinha estava cansada e, mesmo assim, perguntou ao cão: - Tu que és tão forte, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprende o meu pézinho...
Mais forte do que eu é o homem, que me bate.

Pobre formiga! Quase sem força, perguntou ao homem: - Tu que és tão forte, que bate no cão, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho

O homem olhou para a formiga e respondeu: - Mais forte do que eu é a Morte que me mata.
Trémula de medo, olhando para a Morte que se aproximava, a pobre formiguinha suplicou: - Ó Morte, tu que és tão forte, que matas o homem, que bate no cão que persegue o gato que come o rato que rói o muro, que tapa o sol que derrete a neve, desprende meu pezinho....

E a Morte, impassível, respondeu: - Mais forte do que eu é Deus, que me governa.
Quase morrendo, então a formiguinha rezou baixinho:
Meu Deus, tu que és tão forte, que governas a morte, que mata o homem que bate no cão que persegue o gato que come o rato que rói o muro, que tapa o sol que derrete a neve, desprende meu pezinho....

E Deus então, que ouve todas as preces, sorriu estendendo a mão por cima das montanhas e ordenou que viesse a Primavera.

E vendo ali a formiguinha quase morta pelo frio, tomou-a carinhosamente entre as mãos e levou-a para o seu reino encantado, onde não há Inverno, onde o sol brilha sempre e onde os campos estão sempre cobertos de flores!!!
EU

3 comentários:

Anónimo disse...

Quando vi a extensão deste post cheguei a pensar em mais um anúncio do SNR (Serviço Necrologias dos Resistentes) por MB ! Mas não ! A formiguinha no fim safou-se e logo, não houve lugar a mais um óbito !

ACVC

Anónimo disse...

Amigo(a) EU
Se de facto esta fábula fez parte do teu imaginário...se de facto vezes sem conta a ouviste no gira-discos e ficavas imaginando conforme o disco - azulão - ia rodando...se de facto consideras uma infelicidade já não o teres...e se de facto andaste a pesquisar na net para descobrires a história...então, sensível a tamanha tragédia, vou ajudar-te...tens consulta marcada no psiquiatra, amanhã, de manhãzinha, logo às 9.00 h. Não faltes por favor!
Um amigo que te quer bem.
jst

Anónimo disse...

Olha lá e da revista Gina não tens saudades,não?Tamos feitos ao bife com este gajo