Um dos segredos para conseguir tirar o melhor partido de qualquer carro é compreender e antever as suas características de estabilidade em diferentes condições. Para estabelecer alguns pontos básicos sobre este assunto, vale a pena voltar atrás e referir algumas lições que aprendi durante os meus tempos de corredor profissional, pois, como referi, as técnicas envolvidas na pista são igualmente aplicáveis na condução na estrada.
Creio que existe uma considerável confusão sobre a forma como os condutores de competição de alta performance "comunicam" com os seus carros a alta velocidade num circuito.
Crê-se, vulgarmente, que a técnica de condutor de competição envolve muita vitalidade na acção, mas, de facto, os bons condutores demonstram estilos de condução suaves, hábeis, não exibicionistas. Eles são as pessoas em que menos se repara no circuito, por o seu estilo ser tão discreto. No entanto, é frequente serem mais rápidos e mais eficazes, pois não permitem que os seus carros desperdicem energia, escorregando e derrapando. Concentrando-se que seguir uma linha clara através de uma curva, aplicam todos os seus esforços para completar um circuito com a menor "fricção" possível, reduzindo aquilo a que nós chamamos "perdas por atrito".
Ao curvar fora da trajectória, o atrito dos pneus tende a aumentar, reduzindo a velocidade. Terá de acelerar mais, o que, por sua vez, significa maior consumo de combustível. Não é económico, nem eficaz.
Creio que a base de uma condução eficaz está em ser-se capaz de conduzir economicamente - e não só do ponto de vista do carro. O aspecto físico, humano, também deverá ser considerado. Em corridas longas e cansativas, o esforço envolvido pode ser violento. Tem que saber conservar, não só o carro, o combustível, mas também a si próprio.
Jackie Stewart
Com esta série de escritos 'Conduzir com Jackie Stewart - Um pouco de teoria' vou completar esta brochura que como disse no principio desta saga data de 1991.
Posted by MB
sábado, 30 de maio de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Estás satisfeito......com a brochura concluída ?
A broch ura mais longa da história: 18 anos !
Enviar um comentário