Para o MB não se ficar a rir, aqui vai a História da conquista de Lisboa, segundo a carta de Osberno - um cruzado inglês do século XII:
A norte do rio está a cidade de Lisboa, no alto dum monte arredondado. (Nota: hoje, este monte é conhecido pelo Parque Eduardo VII e já não é arredondado, é pontiagudo ... principalmente à noite).
(...) Ora, como já ali estávamos há quinze dias, começámos dum lado e doutro a fazer máquinas de guerra. (Nota: provavelmente a juntar pedras para a basaltada do costume).
Os Normandos, Os Ingleses (cruzados) e os que com eles estavam começaram a fazer uma torre móvel de oitenta e três pés de altura. (Nota: pensa-se que esta edificação foi depois aproveitada para fazer o Corte Inglês). E os Colonenses e Flamengos (cruzados) para derrubarem a muralha, começaram a cavar uma mina em frente da parte mais saliente do castelo, obra admirável que concluíram em menos de um mês. (Nota: Infelizmente este túnel magnífico não foi aproveitado 9 séculos depois pela Metro de Lisboa, SA para fazer a linha roxa Castelo-Cais do Sodré. Todos estarão lembrados dos quase 5 anos que o Metro demorou a fazer uma única estação na baixa, enfim...).
(...) Com a maré vaza, os nossos juntaram-se na praia (Nota: hoje a única praia de Lisboa é conhecida pelo cagalhão de Algés) para levar a máquina adiante, para assim com maior facilidade lançarem a ponte. (Nota: veja-se que já naquele tempo, e sem recorrer ao LNEC, foi decidida a terceira travessia do Tejo em Lisboa, no corredor Chelas/Barreiro, certamente pedonal e cavaloviária). À defesa do muro juntaram-se os mouros de todos os lados. (Nota: menção histórica depreciativa ao grupo dos "lagartos", incluindo os da margem sul do Tejo, grupo abichanado que se vestia de verde aos Domingos, de 15 em 15 dias). Mas ao verem que, estando nós prestes a entrar, não lhes pouparíamos a vida, depuseram armas pedindo suplicadamente tréguas. (Nota: De acordo com as crónicas de D. Rui Costa, cardeal da Luz, a batalha terminou com a vitória por 2 batatas a zero, com a largatada a abandonar cabisbaixa e debaixo dos apupus do povo).
Desculpa MB. Descontrolei-me novamente....
JST
domingo, 5 de outubro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário