sábado, 24 de janeiro de 2009

Blasfémia !??

Uma das vantagens da Blogosfera
é ter logo à mão o que se escreveu quando se teve razão antes do tempo

Sócrates: o talismã do PS
O que distingue José Sócrates dos anteriores líderes socialistas não é portanto a forma como exerce o poder. O que o torna diferente é que, ao contrário de Mário Soares, António Guterres e até Jorge Sampaio, Sócrates não existe sem poder. Diferentemente de Soares, Sócrates não tem história de vida nem escreveu um único texto que valha a pena ler. O seu percurso académico é a antítese do brilhantismo do de Guterres. E o seu inglês técnico deve ter feito Sampaio chorar não sei se de alegria se de tristeza. Sócrates para os socialistas não é um líder. Um homem que, como fizeram com outros líderes no passado, contestem com paixão ou apoiem entusiasticamente. Amem ou odeiem. Sócrates é para os socialistas sinónimo de poder. E por isso o PS que tantas dores de cabeça deu aos anteriores líderes, está agora disposto a engolir tudo o que Sócrates quiser. Até o ridículo como as acções de promoção ao Magalhães ou as tecnicamente impossíveis lembranças do pequeno Sócrates sobre a eleição de Kennedy. Sócrates não é o líder dos socialistas. É o seu talismã. Para manter o poder.
É óbvio que tenho dúvidas sobre a capacidade do PSD para alterar este estado de coisas. Do PP a dúvida que me resta é se o táxi o levará a negociar futuras coligações com o PS. Quanto à oposição de esquerda convém não esquecer que é aí, sobretudo no BE, que estão os potenciais eleitores do PS e muito particularmente os ‘Zés’ que fazem falta a Sócrates. O PCP esse fará o que tiver de ser feito a bem do partido. Mas o que me intriga mesmo é o futuro de Sócrates. De cada vez que vejo o actual primeiro-ministro em mais uma das acções de promoção do Governo, pergunto-me inevitavelmente: o que sobrará de tudo isto quando o efeito talismã de Sócrates se esfumar?

(Publicado por helenafmatos em 24 Janeiro, 2009 no Blog http://www.blasfemias.net/)

Ácido

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom... os argumentos são válidos para toda a classe política actual

Anónimo disse...

Claro ! Os desgraçados somos nós que não temos detergente eficiente para termos "colarinhos brancos" qb !!

Anónimo disse...

Muito interessante esta visão da helena f matos. Mas, mais que um talismã do PS, o Sócrates parece-me o imã do PS. E está a tornar Portugal num país fundamentalista socrâmico!
jst