domingo, 14 de dezembro de 2008

CABO VERDE





Situado na zona equatorial do oceano Atlântico, na África, a 500 quilômetros da costa do Senegal, Cabo Verde é um arquipélago formado por dez ilhas de origem vulcânica. São Tiago, a maior, concentra 50% da população.

Embora os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) - Angola, Guiné Bissau, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe - tenham diferentes raízes culturais e políticas, uma coisa eles têm em comum: a percentagem relativamente alta de cristãos, que cultivam as tradições natalícias levadas de Portugal pelos antigos senhores coloniais.

Na véspera, celebram apenas a Missa do Galo, deixando a refeição festiva para o dia seguinte. Os cabo-verdianos costumam fazer um cozido, enquanto os moçambicanos preferem um assado de cabrito e os angolanos comem pratos vegetarianos com mandioca. Em todos esses países, há, no entanto, o bolo de Natal. A árvore de Natal também é um símbolo importante.

“Boas Festas” é uma das canções mais famosas de Cabo Verde, foi gravada na década de sessenta, por um dos génios da música cabo-verdiana. Luís Morais e é um dos temas emblemáticos do repertório deste grande senhor da música de Cabo Verde, e um dos mais tocados de todos os tempos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bonitas estas fotos de cabo verde.
jst