segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O GRANDE DITADOR

Sir Charles Chaplin, também conhecido como Charlie Chaplin o gajo a preto e branco que fez rir o mundo inteiro com os seus filmes mudos e criou uma das figuras intemporais que marcou o inicio do cinema.
O GRANDE DITADOR,é de um dos seus melhores filmes, e o seu primeiro filme que não é mudo, realizado por ele e onde se desdobra em duas personagens que nada têm haver uma com outra.
No ano de 1937 Alexander Korda (nascido na Hungria, um dos muitos refugiados da década de 30 emigrou para Inglaterra, onde se tornou director e produtor cinematográfico ).Numa conversa com Charlie diz-lhe que ele tem uma grande parecença física com Adolf Hitler. Esta conversa levou Charlie a fazer uma pesquisa sobre Hitler onde descobre que os seus nascimentos são separados apenas por uma semana, ambos foram extremamente pobres até alcancerem o sucesso nas suas áreas e que as suas semelhanças acabam aí. Descobre então a politica racial de Hitler decidindo então usar as suas semelhanças para fazer o filme O grande ditador com o objectivo de ridicularizar Hitler.

É preciso referir que em 1937 quando o filme começou a ser produzido a segunda guerra mundial ainda não tinha iniciado e que Hitler ainda não era visto como uma grande ameaça. O filme estreou 3 anos mais tarde em 1940 quando o mundo já estava em guerra.
A cena final não é mais do que um discurso onde Charlie se despe das suas personagens e faz um dos melhores discursos da historia . É preciso referir que Charlie alterou o final original do filme para esta versão quando soube da invasão da França pelos Alemães:


http://www.youtube.com/watch?v=a3Eg8F3rap4

3 comentários:

Anónimo disse...

auto-correcção ortográfica:
em vez de "...em duas personagens que nada têm haver..."
LEIA-SE: "...nada têm a ver...")

Anónimo disse...

BRAVO ! Vale a pena voltar a ouvir e a ouvir. Este sim, ACTUALÍSSIMO !

Anónimo disse...

Estamos a falar de um homem com H.
Bem haja, Charlie, bem haja!
É de ouvir até à exaustão.
MB