domingo, 14 de dezembro de 2008

HUGO CHAVEZ (cont. dos Estadistas)

Já que se falou em estadistas...bons ou maus, mas estadistas (como foi referido) então eu prefiro este:
Hugo Chávez é o 53º e actual Presidente da Venezuela.

Chávez é o segundo de seis filhos de Hugo de los Reyes Chávez e de Elena Frías de Chávez, ambos professores de carreira. Hugo e o seu irmão mais velho foram viver com a avó paterna Rosa Inés a pedido do pai, ainda durante a infância.

Chávez frequentou a escola primária no Grupo Escolar Julián Pino, em Sabaneta, onde nasceu.
O ensino secundário foi cursado no Liceu Daniel Florencio O´ Leary, na cidade de Barinas.

Aos dezessete anos, Chávez ingressou na Academia Militar da Venezuela, graduando-se, em 1975, em Ciências e Artes Militares, ramo de Engenharia. Prosseguiu a carreira militar , atingindo o posto de tenente-coronel.

Em 1992, foi protagonista de um golpe fracassado contra o governo de Carlos Andrés Pérez, iniciativa que lhe rendeu 2 anos de prisão.Em 1997, fundou o Movimiento V República (MVR) e chegou ao governo da Venezuela de forma legal, eleito com 56% dos votos, assumindo a presidência do país em 1999.

Do ponto de vista da estrutura de poder político, a Constituição da Quinta República outorgou maiores poderes ao presidente, ampliando as prerrogativas do
executivo em detrimento dos demais poderes. O parlamento torna-se unicameral (prática política em que a legislatura - parlamento-de um país é formada apenas por uma câmara) com a extinção do Senado. A nova Constituição também aumentou o espaço de intervenção do Estado.
O Anónimo

2 comentários:

Anónimo disse...

Pronto eu logo vi! Agora o Anónimo aproveitou o mau exemplo do MB e veio postar mais um cretino. Deve-se seguir a Coreia do Norte, a China, meio continente Africano, mais meio continente Asiático, etc...
Agastei...
jst

Anónimo disse...

Afinal tens ditadores preferidos, hem!
Depois o baralhado sou eu?
MB