sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

PIGGY FLATA....E MATA VACA!

A "bomba" sentida ontem e que provocou o caos um pouco por toda a Área Metropolitana de Lisboa (AML), tem afinal uma responsável! A mega explosão e o cheiro pestilento que tanto assustaram as populações teve hoje explicação cabal fornecida pelo porta voz da Polícia Judiciária: "Tratou-se de um flato de proporções gigantescas; o maior alguma vez medido na UE, que atingiu 8.5 da escala modificada de Mercalli, segundo informação do Instituto de Meteorologia e Geofísica".
Já o responsável pela Protecção Civil confirmou que os serviços, em conjunto com os Bombeiros e técnicos do Ministério da Saúde e da Câmara Municipal de Lisboa, num total de 500 pessoas, não têm tido mãos a medir na tarefa de calibrar novamente os aparelhos sonotone dos idosos afectados.
Em Rabo de Porco (irónico, não é!), pequena localidade na margem sul, o presidente da Junta de Freguesia referiu que "o molho era tanto que encobria o sol", e vai pedir ao Governo que declare o estado de "calamidade" na freguesia.
Jorge Ruas, presidente da Associação dos Municípios Portugueses, mostrava-se revoltado e exortou as populações a agir "Corram a porca à pedrada!".
A LPN e a Quercus são unânimes: "Trata-se de um crime grave, com evidentes prejuízos ambientais! Para além do pobre animal cruelmente fulminado, foram destruídos 5 ha de uma área fundamental para a conservação da natureza no estuário do Tejo, zona esta de primordial relevância para inúmeras espécies de flora e fauna, muitas com estatuto de protecção. A destruição ecológica e a depreciação dos recursos naturais não pode ficar impune!". Já Os Verdes puseram a tónica na degradação da qualidade do ar, considerando "os valores máximos admissíveis para todos os poluentes conhecidos foram ultrapassados. A porca tem de ser despoluída!".
Para o Provedor de Justiça, Henrique Rodrigues, "o acto é sancionável quer civil quer criminalmente", pelo que o processo "Flato na AML" foi já remetido ao Ministério Público para instrução.
Contactado pelo nosso Blogue sobre a moldura penal deste caso, Garcia Pereira, advogado, referiu que "Infelizmente o prejuízo é dos trabalhadores e da classe operária! O Governo, que já está em campanha eleitoral, e a mando do grande capital, de Bush e da CIA, vai aplicar cegamente o código penal e impor uma coima até 10 Euros, esquecendo-se do quadro sancionatório acessório.".
Contactado sobre esta questão, o Assessor Principal JST, informou o Blogue dos Resistentes que "Efectivamente, e no quadro da lei de bases do ambiente, encontram-se reunidas as condições indispensáveis para a aplicação imediata da sanção acessória atinente, pelo que a suína deve ser rolhada por período nunca inferior a 6 meses.".

jotaessetê

1 comentário:

Anónimo disse...

Mentiroso !
esta foto foi tirada na terra do JAMAIS